CATRACA LIVRE | 26/01/2018

5 mitos e verdades sobre o novo FIES

Cursar uma graduação ainda é um privilégio e sonho para muitos brasileiros. Em busca de aumentar o número de estudantes, o Ministério da Educação disponibiliza o Financiamento Estudantil (FIES). Apesar de ser conhecido pelos estudantes, no ano passado, uma série de mudanças modificou o processo de candidatura.

A partir de agora, o Fies conta com três modalidades. É importante ressaltar que existem outras formas de pagamento para garantir seus estudos em uma faculdade, como o PRAVALER, que é o maior financiamento privado do país.

Teste se você sabe como funciona o novo FIES e candidate-se para a graduação dos seus sonhos. Confira:

Só no FIES há opção de juro zero?
Verdade! A única alternativa para conseguir a isenção do juro é através do FIES.fiber_manual_record
O PRAVALER está na modalidade 2 e 3 do Fies e também com juro zero para qualquer aluno. Esta alternativa independe da sua renda familiar, a taxa zero depende apenas da faculdade escolhida pelo estudante.

Todo mundo pode participar do FIES?
Mito! Só concorre ao FIES estudantes que realizaram o ENEM e tiveram a nota mínima de 450 pontos, além de não ter tirado nota zero na redação. É necessário ter a renda máxima de até 5 salários mínimos (por pessoa).fiber_manual_record
Para solicitar o financiamento é necessário já estar matriculado em um curso de graduação presencial de instituição de ensino que tenha aderido ao FIES. Quem não atender essas condições, por exemplo, pode contar com outras formas de pagamento como o PRAVALER.

O novo FIES agora conta com a iniciativa privada?
Mito! O FIES é um programa do Governo e não há possibilidade de inserir instituições privadas para que o projeto seja vigente.fiber_manual_record
O FIES 1 possui vagas limitadas. Para garantir sua vaga, escolha também a opção privada no site SisFies (durante seu cadastro para o FIES).

Estudantes de graduação na modalidade EAD podem solicitar o FIES?
Verdade! Se você é estudante de EAD pode solicitar o financiamento. É só escolher entre a modalidade presencial ou a distância.fiber_manual_record
Infelizmente o financiamento estudantil público não beneficia estudantes que desejam cursar uma graduação EAD. Apesar das mudanças esta não é uma das opções contempladas.

Fiquei de fora do FIES, não tenho como obter financiamento para minha faculdade?
Verdade! Se você não conseguiu uma vaga através do FIES terá que deixar sua graduação para o meio do ano ou para 2019. Não existem outras formas de financiamento.fiber_manual_record
Conte com o PRAVALER para realizar o desejo de cursar uma graduação. O financiamento oferece a opção de crédito privado com a possibilidade de juro zero dependendo da faculdade escolhida pelo estudante.

Por Publieditorial Catraca Livre | 26/01/2018