Conheça as vantagens de estudar no Centro Universitário Una

Que tal estudar em um centro universitário reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) como um dos 10 melhores do país? Neste post, você conhecerá o Centro Universitário Una (União de Negócios e Administração), que faz parte deste seleto grupo.

A instituição foi fundada em Belo Horizonte no dia 20 de outubro de 1961 e, em 2018, completa 57 anos. É claro que, em mais de meio século, muita coisa mudou. O Centro Universitário Una se expandiu e hoje possui 18 unidades.

Além do campus de BH, as outras 17 estão espalhadas por cidades de Minas Gerais e Goiás. São elas: Betim, Bom Despacho, Catalão, Contagem, Divinópolis, Itabira, Jataí, Nova Serrana, Pouso Alegre, Sete Lagoas e Uberlândia.

Centro Universitário Una

O que o Centro Universitário Una oferece

Qualidade acadêmica

O Centro Universitário Una conta com corpo docente formado por professores, mestres e doutores com reconhecida competência acadêmica. Não por acaso, a instituição é considerada o Melhor Centro Universitário Privado de Minas Gerais por 7 anos consecutivos. O reconhecimento vem do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC.

Só em 2017, os cursos de graduação da Una somaram 67 estrelas no Guia do Estudante, da editora Abril. Já os cursos de pós-graduação e mestrado estão no ranking dos Melhores do Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A faculdade também conta com programas de incentivo a pesquisa e projetos de extensão. Tudo isso a fim de proporcionar aos estudantes formas de aprimorar seus conhecimentos mesmo fora da sala de aula.

Parcerias internacionais

O Centro Universitário Una investe em programas de extensão e em parcerias com instituições estrangeiras. Com isso, o objetivo é fornecer ao aluno a oportunidade de estudar ou estagiar no exterior. Ao todo, são 3 programas dos quais a Una faz parte:

  • Intercâmbio Internacional de Graduação. A instituição mantém convênios com universidades estrangeiras, onde o aluno pode cursar parte de sua graduação (1 ou 2 semestres);
  • Missão Acadêmica. Esta é uma oportunidade para alunos de cursos de idiomas colocarem em prática seus conhecimentos. Orientados por um professor, realizam atividades em países de língua inglesa ou espanhola;
  • Ciência sem Fronteiras. O programa oferece bolsas de estudos subsidiadas pelo governo federal. Podem participar alunos de cursos de graduação ou graduação tecnológica de áreas consideradas prioritárias pelo programa.

Vida universitária

O modelo de ensino do Centro Universitário Una visa o desenvolvimento profissional, mas também cidadão. Além disso, a instituição está sintonizada com a evolução global e às novas práticas de ensino e aprendizagem.

O ensino é pautado por um currículo de competências, que visa a formação integral do indivíduo. Sem contar que existe na instituição a cultura de que os espaços de aprendizagem vão além da sala de aula, empregando recursos digitais para pensar a educação em todos os lugares e formatos.

Os alunos do Centro Universitário Una têm ainda a oportunidade de aprender inglês, porque a instituição possui parceria com a UPTIME para oferecer aos estudantes descontos no curso, com material didático incluso.

Suporte ao aluno

O Centro Universitário Una disponibiliza canais de suporte online e presenciais. Em um deles, o aluno pode tirar suas dúvidas a qualquer momento com um assistente virtual.

A faculdade também conta com o programa de Garantia Estudantil, que assegura o pagamento das mensalidades do curso caso o estudante ou seu responsável fique desempregado.

Cabe destacar que a instituição também valoriza a diversidade. Por isso, mantém um programa de combate à LGBTfobia. O grupo promove eventos, palestras, campanhas e mostras com objetivo de conscientizar para a questão da diversidade sexual e de gênero, dentro e fora do ambiente universitário.

Infraestrutura do Centro Universitário Una

A infraestrutura do Centro Universitário Una é pensada para oferecer ao estudante todos os recursos necessários para seu desenvolvimento acadêmico. Portanto, a instituição conta com salas de aula e laboratórios equipados para atender às principais necessidades dos cursos de graduação e pós-graduação.

Já a biblioteca possui um rico acervo de livros, com obras literárias e de referência, além de materiais especiais, como CDs e DVDs, proporcionando aos estudantes o fácil acesso aos materiais necessários para sua aprendizagem. Os alunos contam ainda com a biblioteca virtual, onde podem baixar livros e outros materiais.

Cursos de graduação e pós-graduação

O Centro Universitário Una oferece 50 cursos de graduação, 60 de pós-graduação e 2 mestrados. Além disso, há inúmeros cursos de curta duração presenciais ou online, ideais para quem precisa se atualizar para atender as demandas do mercado de trabalho.

Na graduação, destacam-se os cursos de Ciências Contábeis e Moda, que receberam quatro estrelas no Guia do Estudante em 2017.

Já os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Farmácia, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Serviço Social e Sistemas de Informação obtiveram a classificação três estrelas na mesma edição do Guia.

Veja a lista completa dos cursos de graduação, bem como as unidades do Centro Universitário Una em que são oferecidos.

Formas de ingressar no Centro Universitário Una

As vagas nos cursos do Centro Universitário Una são limitadas, portanto, uma das formas de entrar é passando pelo vestibular. A boa notícia é que o estudante tem a opção de fazer a prova agendada. Dessa forma, é possível realizar a avaliação em uma data e horário compatível com sua agenda.

Outra forma de ingressar em um dos cursos da Una é por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pode ser apresentada isoladamente ou agregada à pontuação obtida no vestibular. O candidato ainda tem a chance de obter uma bolsa de estudos com a nota do exame.

Formas de financiamento

O Centro Universitário Una faz parte dos programas de acesso à universidade do governo federal, como o ProUni, que concede bolsas de estudos parciais ou integrais, e o Fies, que financia o valor das mensalidades com juros baixos. Neste caso, o aluno pode começar a pagar em até 18 meses após a formatura.

Outra forma de financiamento é por meio do PRAVALER. A faculdade possui uma parceria com a instituição financeira para oferecer o crédito a juro zero para estudantes. Nesta modalidade, cada semestre pode ser financiado em até um ano. Além disso, a contratação é feita pela internet, não é necessário ter conta em banco, nem ter feito o Enem.