Dicas PRAVALER

Engenharia – Qual cursar?

Por Equipe PRAVALER - 24/04/2012 2 Comentários

Você que está cursando ou concluiu o colegial pode ainda estar com dúvidas sobre qual curso de ensino superior escolher e, além dessa escolha, ainda terá que optar pelo campo específico de atuação.

Na engenharia existem diversas ramificações, e as mais conhecidas são ambiental, civil, elétrica, mecânica e de produção. Vamos falar aqui sobre as principais para que você possa compará-las.

Engenharia Mecânica

É a área que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos,  ferramentas específicas da indústria mecânica, etc.

Engenharia Ambiental

É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas.

Engenharia Civil

É o ramo que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma.

Engenharia Elétrica

É a engenharia que lida com geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia.

Engenharia de Produção

É a área que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores.

Fonte: Guia do Estudante 

Share
Categorias: Carreira, Destaques, Emprego

2 Respostas.

  1. George Barroso says:

    Infelismente necessito de uma dessas engenharia para me habilitar na engenharia de mais respeito no mercado de trabalho, que e a Engenharia de Segurança de Trabalho pois trabalho a mais de 8 anos em area Industrial e percebi o quanto esses profissionais são valorizados. Venho a alguns dias pesquisando e percebi o quanto alguns estudantes de determinadas engenharias desvalorizam as engenharias as quais os mesmos não optaram a fazer. fazendo algumas piadas de mau gosto, sei que ainda estão apenas estudando mais vou dar um conselho sejem profissionais e respeitem as escolhas pessoais.

  2. Nakula says:

    “A Parque Escolar foi uma festa para o Paeds, para os alunos, a eegnnharia, a arquitectura, o emprego, a economia. Fizemos escolas robustas, aptas para o futuro. Conseguimos cre9dito com juros de menos de 3% a 30 anos. Deixe1mos uma dedvida boa”, disse, na Comisse3o de Educae7e3o e Cieancia.”Nem e9 por vir de quem veio. Este fante1stico pedae7o de histf3ria de Portugal poderia ter sido produzido por Cavaco Silva, Paulo Portas, Santana Lopes, etc. Dea-se o me9rito e0 senhora de mostrar ao que anda a maioria dos poledticos portugueses. Estou certo que se isto fosse sujeito a voto secreto no parlamento tinha 95% de apoios.


  • RSS
  • Vimeo
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Posts Populares

O que faz o advogado

O advogado é o profissional que representa indivíduos, empresas e ...

Responda bem e ganhe o emprego

A postura mais adequada que um candidato a emprego deve ...

Siga o PRAVALER e ganhe prêmios

  2012 chegou com muitos presentes para os seguidores do perfil ...

Perfil profissional – Qual é o seu?

Na hora de preencher currículos ou cadastros para nos candidatarmos ...

130 vagas de estágio na Ipiranga

A distribuidora de combustíveis Ipiranga busca jovens talentos para preencher ...

Faculdades Parceiras


  • Unisinos

  • Estacio

  • UniJorge

  • UNIPÊ
Conheça todas aqui