Dicas PRAVALER

Aprenda a controlar seus gastos diários

Por Equipe PRAVALER - 06/04/2011 4 Comentários

Já olhou o dinheiro que sobrou na carteira ou o saldo da conta no banco e teve a sensação de ter sido roubado? Pois é, o dinheiro foi embora e você não se lembra em que gastou. Foram tantas coisinhas miúdas – cafezinho, transporte, sanduíche, sorvete, cinema – que, somadas, viraram uma despesa e tanto.

E como vencer o desafio de controlar os pequenos gastos do dia a dia? Simples: com a ajuda de uma planilha eletrônica. Vamos usar aqui um modelo pronto, para Excel, a planilha do pacote de programas para escritório Microsoft Office. O modelo, que funciona em Excel 2007 ou mais recente, está disponível para download gratuito no site da revista INFO.

Depois de baixar o arquivo do modelo, que vem em formato .zip, é preciso descompactá-lo. Se você não tem um programa descompactador, experimente o 7-Zip, software de uso livre e gratuito, que tem até uma versão portátil, para carregar no pen drive. Depois de descompactar, é só abrir a planilha no Excel.

O controle é diário, mas a planilha é semanal. Logo abaixo do título, você define o mês e o ano do controle. Depois, começa a preencher os gastos da primeira semana. Na primeira coluna à esquerda há uma lista de despesas comuns, que você pode adaptar às suas necessidades, e na primeira linha ficam os dias da semana. À medida que forem entrando os valores, a última linha apresentará a soma dos gastos diários, e a última coluna à direita, o total da semana.

O modelo é composto de um conjunto de planilhas: uma para cada uma das quatro semanas do mês e outra que consolida os dados das semanais. Para ter acesso a elas, clique na aba correspondente (Primeira semana, Segunda semana etc.) na parte inferior da tela do Excel.

Depois de preencher a primeira semana, você vai identificar para onde está indo seu dinheiro. Verá também que, se evitar os gastos com pequenas bobagens, vai caber com folga, no seu orçamento, a mensalidade do crédito universitário PRAVALER. Uma besteirinha a menos hoje pode valer um diploma amanhã.

Share
Categorias: Educação Financeira

4 Respostas.

  1. Jaqueline says:

    Eu já abandonei a minha planilha excel faz tempo! Hoje uso e recomendo o Yupee que é grátis online e completo e muito mais fácil de usar!

  2. Eliene Almeida Soares says:

    quero aprender, economizar.

    • paula.tree says:

      Isso mesmo, Eliene. Quem guarda tem quando precisa. E as economias começam no dia a dia mesmo. Poupando um real aqui, outro ali, quando você vai ver, sobrou uma boa grana.


  • RSS
  • Vimeo
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Posts Populares

O que faz o advogado

O advogado é o profissional que representa indivíduos, empresas e ...

Responda bem e ganhe o emprego

A postura mais adequada que um candidato a emprego deve ...

Siga o PRAVALER e ganhe prêmios

  2012 chegou com muitos presentes para os seguidores do perfil ...

Perfil profissional – Qual é o seu?

Na hora de preencher currículos ou cadastros para nos candidatarmos ...

130 vagas de estágio na Ipiranga

A distribuidora de combustíveis Ipiranga busca jovens talentos para preencher ...

Faculdades Parceiras


  • Unisinos

  • Estacio

  • UniJorge

  • UNIPÊ
Conheça todas aqui